domingo, 19 de dezembro de 2010

Conhecer e viver a cultura de um povo

Conhecer e visitar as escolas no japão foi uma experiência incrível.
Tanto na Província de Toyama quanto na de Mie, percebemos uma preocupação muito grande em atender e ajudar as crianças estrangeiras, não só as brasileiras. A maioria  tem muita dificuldade em adaptação tanto nas questões educacionais  como culturais.

Os pais japoneses tem uma participação bastante efetiva nas escolas, o que não ocorre com a maioria dos pais  brasileiros. Primeiro porque, aqui no Brasil esta atitude não é muito comum outro motivo é porque na maioria dos casos foram a trabalho e assim, não resta muito tempo para a escola dos filhos.
A presença dos pais na escola, para conhecer o sistema educacional do japão, ajudaria muito as crianças, isso faria com que eles notassem a importância de um acompanhamento mais efetivo em casa, tanto nos assuntos educacionais quanto culturais.


Os pais também precisariam incentivá-los a estudar mais, se dedicarem e entender a importância de aproveitarem a oportunidade de aprender mais um idioma enquanto estiverem no Japão.
Aprender um idioma in loco é muito mais eficaz que do que em uma escola de idiomas, e só aprendemos e conhecemos de fato uma cultura, quando  a vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário